Faça sua doação
img
Blog

UJR/Feevale/Banrisul busca recursos para execução do quinto ciclo de Projetos via LIE

UJR/Feevale/Banrisul busca recursos para execução do quinto ciclo de Projetos via LIE

A UJR/Feevale/Banrisul está com uma das principais etapas do seu planejamento para 2016 em plena execução. Pensando na continuidade e qualificação de suas ações, o clube prioriza o processo de captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Governo Federal. Através da LIE, empresas tributadas em lucro real podem destinar 1% do seu Imposto de Renda (IR) aos projetos aprovados, enquanto que pessoas físicas também podem contribuir com até 6% do mesmo imposto, sem custo adicional aos contribuintes.

Atualmente, os aportes financeiros via LIE, através dos projetos Futsal Social e Categorias de Base, são a principal fonte de receita do clube. Eles são importantes para continuidade do trabalho de referência na utilização do futsal como instrumento para gerar novas perspectivas de vidas e oportunidades para cerca de 1100 jovens, dos 5 aos 20 anos, atendidos pela entidade.

A próxima temporada é de comemoração para o tricolor hamburguense. Em 2016, o clube irá executar o seu quinto ciclo de Projetos aprovados em Brasília. “ Tanto no trabalho social quanto na competição, os resultados mais efetivos vêm a médio e a longo prazo. Além disso, todo ano vão chegando novos alunos e novos atletas às nossas ações e precisamos qualificá-las permanentemente”, destaca Zeca Brochier, coordenador técnico do clube.

Desde 2012, primeiro ano com aportes da LIE, a UJR/Feevale/Banrisul passou a incrementar ainda mais a sua estrutura e a contar com uma equipe técnica multidisciplinar. Ao todo, são 35 profissionais, das áreas educação física, pedagogia, psicologia, assistência social, fisioterapia, administração e contabilidade, que dão o suporte dentro e fora de quadra para os alunos/atletas.

O Futsal Social, com 11 anos de atividades conta com cinco núcleos nos bairros periféricos de Novo Hamburgo (Boa Saúde, Canudos, Roselândia, Santo Afonso e Vila Redentora). Além disso, neste ano, iniciou o encaminhamento de alunos, que por motivo de idade estão saindo do Futsal Social, para cursos profissionalizantes do Jovem Aprendiz. O trabalho de educação e inclusão através do esporte conta com de mais de 40 instituições parceiras no município, entre escolas municipais e estaduais e entidades públicas e do terceiro setor que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Já as categorias de base do tricolor hamburguense continuam representando, com excelentes campanhas, o futsal de Novo de Hamburgo. Nas últimas temporadas, as equipes da UJR/Feevale/Banrisul tiveram destaque nas competições que participam. Na principal delas, o Estadual, nos últimos oito anos foram conquistados quatro títulos, quatro vice-campeonatos, quatro terceiros lugares e duas quartas colocações, além de um título e um quinto lugar na Taça Brasil de Clubes (2011 e 2013).

Com os resultados de quadra, a União Jovem do Rincão é reconhecida como entidade formadora de atletas e muitos deles optam pelo esporte como profissão, atuando em vários clubes do Estado, do País, e até do exterior.

Retorno da Equipe Adulta em 2016 através da LIE

Além das ações de continuidade, a UJR/Feevale/Banrisul projeta para 2016 uma novidade através da LIE. Neste ano, o clube conseguiu, junto ao Ministério do Esporte, a aprovação do retorno da Equipe Adulta para a próxima temporada. O objetivo é voltar ao cenário do futsal gaúcho, com a participação na Série Bronze do ano que vem.

Segundo Vilson Agostini, coordenador das Categorias de Base, a volta da equipe adulta vem para fechar todo o ciclo de trabalho no clube. “Entendemos que o retorno da categoria gera fatores motivacionais e de perspectivas de continuidade dentro do esporte para os nossos alunos/atletas dos três serviços (Futsal Social, Escola de Futsal e Base) e para outros jovens da região metropolitana. Com isso, também buscamos atender a um anseio da comunidade esportiva, que nos solicitava a volta do clube às competições adultas após a nossa última participação na Série Ouro de 2012”, enfatiza Agostini.

Fotos: Eduardo Bettio/UJR

Patrocinadores

Empresas que acreditam e apoiam nossos projetos

Lei de Incentivo ao Esporte - Secretaria especial do Esporte
Ministério da Cidadania - Governo Federal
docx file PDF