
Projetos de vida foi tema de seminário para os adolescentes do Futsal Social

Ir além do âmbito das quatro linhas, gerar oportunidades e perspectivas de vida, além de auxiliar os seus alunos a fazerem boas escolhas par o seu futuro. Estes são os desafios enfrentados diariamente no Projeto Futsal Social, realizado pela União Jovem do Rincão (UJR) em parceria com a Universidade Feevale, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e com o apoio fundamental de empresas socialmente responsáveis através das Leis de Incentivo ao Esporte e Funcriança.
Foi com este intuito que estiveram reunidas no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, sede da UJR, cerca de 40 adolescentes do Projeto nos turnos da manhã e da tarde para a participação de um seminário com o tema “projetos de vida e protagonismo juvenil”. A atividade foi realizada pelo serviço social do Futsal Social e pela equipe do T.I.P.O. Assim!, da Secretaria Municipal de (SMS).
A aluna Katiane Jaques, 15 anos, considera este tipo de atividade importante para que os alunos possam se questionar, tirar as dúvidas sobre os mais diversos assuntos e perderem os ‘medos’ sobre o futuro que se aproxima. “ Estamos em uma idade em que precisamos fazer escolhas para a nossa vida e este seminário mostrou para mim que tu precisas sempre acreditar naquilo que tu queres, o que tu achas que é certo e o melhor caminho para ti, independente do que as outras pessoas achem que tu devas seguir”, destacou ela.
Segundo a assistente social, Laura Bilhauva Laguna, este foi o primeiro de uma série de ações que serão desenvolvidas até o final do ano para os alunos e alunas, que estão entre os 15 e 16 anos, preparando-os para a sua saída do Projeto. “ Na sequência teremos visitação à ASBEM, à Fundação Francisco Xavier Kuntz/Artecola e outros momentos falando, mais especificamente sobre a inclusão no Mercado de Trabalho pela Aprendizagem ou Lei do Jovem Aprendiz”, ressaltou ela.