
Integrações aproximam territórios no Futsal Social

Durante o ano, o Projeto Futsal Social promove diversas ações complementares às suas aulas semanais, como a Integração entre os seus núcleos. O evento, com periodicidade mensal, permite que aproximadamente 200 alunos e alunas possam participar, por encontro, de atividades simultâneas, propiciando a formação de novas amizades e aproximando territórios da comunidade hamburguense.
Nesta semana, foram realizadas às Integrações do mês de junho. Na segunda-feira (25), no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, os alunos do bairro Roselândia receberam os colegas do Santo Afonso. Já na quarta-feira (28), o evento aconteceu no Ginásio Anexo a EMEF Tancredo Neves, quando a garotada do bairro Canudos foi a anfitriã do encontro com o núcleo Rincão.
Conforme Zeca Brochier, coordenador do Futsal Social, à pratica das atividades conjuntas entre os seis núcleos do Projeto estão ligadas a questões de inclusão e socialização dos jovens participantes. “As Integrações são momentos para convivermos além dos nossos núcleos, reforçando as práticas do respeito às diferenças e das relações alegres e cooperativas”, destacou ele.
O Futsal Social é desenvolvido a 14 anos por meio de parceria entre a União Jovem do Rincão (UJR), a Universidade Feevale e a Prefeitura de Novo Hamburgo e atende 600 crianças e adolescentes em seis bairros de Novo Hamburgo. Há oito anos, conta com os recursos via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Governo Federal, que permitiu a qualificação e o incremento da sua equipe multidisciplinar. Em 2018, Futsal Social tem o patrocínio das seguintes empresas: Banrisul, Sportv, Instituto Lojas Renner, Sulgás, Tipler, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Sinoscar, Apta e Fruki.
.