
Atletas da UJR/Feevale/Banrisul encaminhados para a ACBF

O trabalho desenvolvido nas UJR/Feevale/Banrisul tem o objetivo de gerar perspectivas e oportunidades para os seus atletas. Considerado uma referência nacional na formação de jogadores da modalidade, o tricolor hamburguense é procurado anualmente para ceder seus talentos a outras equipes.
Nos últimos três anos consecutivos, a principal agremiação do futsal brasileiro, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) busca os talentos que estão sendo formados na UJR/Feevale/Banrisul. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2014, quando a ACBF levou para Carlos Barbosa o ala Roberto Alves para a Sub-17 e que hoje faz parte do elenco principal do clube e o preparador de goleiros Itamar Nielsen. Em 2015, o clube da serra buscou o Gabriel Rosa para atuar na sua equipe Sub-20 da ACBF.
Em 2017, a tradicional equipe laranja buscou mais dois atletas que estavam sendo lapidados no tricolor hamburguense. O fixo João Victor Souza e o ala Myckael Hunter Teixeira, ambos de 16 anos, que no ano passado fizeram parte dos planteis das equipes Sub-15 e Sub-17 da UJR/Feevale/Banrisul. Eles foram convidados pelo treinador Henrique Pianta a defenderem a categoria Sub-17 da ACBF nesta temporada, que é a atual campeã gaúcha.
Dos dois atletas, Myckael é o que tem uma trajetória maior no tricolor hamburguense. Desde os seus 7 anos é aluno do clube. Começou na Escola de Futsal e desde 2010 atua nas categorias de base da UJR/Feevale/Banrisul. Já João, após algumas experiências no futebol de campo, chegou ao clube em 2016.
Os atletas agradeceram pelos aprendizados que adquiriram enquanto estiveram no tricolor hamburguense. “É uma nova oportunidade, uma nova etapa. Sei que represento os atletas formados pela UJR. Jogar na principal equipe do Brasil é um sonho realizado, agora, com muito empenho e dedicação vou lutar pelo espaço”, disse Myckael. Sobre a expectativa da temporada, João revelou que o seu desejo é “seguir amadurecendo e evoluindo nos aspectos técnico e tático para conquistar títulos e realizar o sonho de ser um jogador de futsal”.
Tanto Myckael quanto João foram treinados no ano passado por Eduardo Attolini, atual comandante da equipe Sub-17 da UJR/Feevale/Banrisul. Para o treinador, os dois atletas têm ótimas condições de se firmarem na modalidade. “ Ficamos felizes por eles e por estarmos contribuindo para evolução de cada um. Se antes já eram exemplo pela qualidade, agora também serão espelho e estímulo para os que permanecem conosco. Espero que se dediquem e façam bom proveito da oportunidade que estão tendo”, destacou ele.
Na cidade da serra gaúcha conhecida como Capital Nacional do Futsal, a rotina, além dos estudos, será de treinamento diário no Centro Municipal Sérgio Luiz Guerra. A equipe Sub-17 da ACBF vai disputar neste ano o Estadual, o Nordestão e provavelmente a Taça Brasil da categoria.