
Alunos do Futsal Social aprendem sobre canoagem em visita ao Projeto Remadas Solidárias

Na manhã do último sábado (17), 32 alunos e alunas do Projeto Futsal Social, acompanhados de 4 professores, trocaram a bola e o tênis pelo remo, o bote e a canoa. Eles visitaram o Projeto Remadas Solidárias, que é desenvolvido pela Associação Caxiense de Canoagem (ACCAN) no Centro Esportivo do Sesi de Caxias do Sul e possui os mesmos objetivos do Futsal Social: a inclusão de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva.
No local, os visitantes foram instruídos pelos professores do Remadas a colocarem o colete salva-vidas e também sobre a correta utilização do remo, equipamentos fundamentais para prática da canoagem. Na água, os meninos e meninas tiveram duas experiências: a primeira no bote e a segunda na canoa.
Segundo Estefani Gabriele Koch, 14 anos, aluna do núcleo do Futsal Social no bairro Canudos, a iniciativa da visita interessante, pois a incentivou a conhecer outros esportes não tão conhecidos. “ Foi uma atividade totalmente diferente da que estamos acostumadas no Projeto. Além de me incentivar a praticar outros esportes, com esta visita superei o medo que eu tinha de cair na água, caso alguma coisa acontecesse”, disse ela. Já o aluno do bairro Roselândia, Eduardo da Silva, 10 anos, disse ter gostado da atividade do bote, “pois tivemos que trabalhar em equipe para remar até o ponto determinado pelos professores e voltarmos à plataforma”.
Para o psicólogo do Projeto, Ramiro Rodrigues, a visita ao Remadas Solidárias foi importante para ampliar os horizontes dos alunos e alunas em relação as outras modalidades esportivas, principalmente aqueles que são diferentes do futsal. “A vivência da canoagem e suas possibilidades despertou o gosto e a curiosidade pelos esportes náuticos. Além disso, aproximou o Futsal Social de outro projeto, que assim como o Futsal Social utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social”, destacou Rodrigues.